-
Arquitetos: Hiroshi Nakamura & NAP
- Área: 2389 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Nacasa & Partners Inc.
-
Fabricantes: ASPLUND, AutoDesk, BO&CO., Daiko, Linea Talara, NINGURU, Robert McNeel & Associates, Yoko Ando Design
Descrição enviada pela equipe de projeto. A cobertura na arquitetura desempenha um importante papel no que se refere à construção de espaços inclusivos, abertos e acolhedores. A cobertura da Casa Meia Caverna, construída nos arredores da capital japonesa de Tóquio e projetada por Hiroshi Nakamura & NAP, se projeta sobre o espaço aberto como uma demonstração de afeto, um abrigo generoso para com seus moradores e visitantes. Por outro lado, ela também é um pouco contida. Um espaço pensado tanto como um refugio para a intimidade de seus moradores quanto generosamente aberta e acolhedora para com seus visitantes.
Implantada em um bairro residencial do município de Minato ao pé das montanhas e com impressionantes vistas para a baía de Tóquio, a Casa Meia Caverna foi concebida como um espaço acolhedor, onde o cliente pode receber seus muitos amigos e transformar a sala de estar, sala de jantar e cozinha em um grande salão de festas com vistas para o mar. Desta forma, decidimos por implantar o volume principal do edifício na parte mais alta do terreno junto à lateral norte e com duas alas paralelas flanqueando os limites leste e oeste, criando assim, um amplo jardim que se abre para a paisagem. Enquanto a ala oeste acolhe o hall de acesso e um quarto de hóspedes separado, a ala leste abriga a área de estar e jantar que servem de suporte ao espaço aberto do pátio.
Para evitar que os espaços parecessem distantes e desconexos, optamos por unificá-los através do desenho de uma ampla cobertura abobadada, que não apenas unifica os espaços da casa, mas se projeta sobre o jardim de forma a proteger e acolher os visitantes em dias de festa. Seus altos e baixos acabam por criar espaços mais ou menos íntimos, proporcionando uma atmosfera sempre em transformação. Como resultado disso, revela-se um espaço contínuo no nível do solo, aproveitando de uma condição acústica peculiar assim como de uma ampla iluminação natural em todos os ambientes. Modulada a cada 3,64 metros, a estrutura da abóbada marca e configura os espaços da casa. A unidade mínima, desta forma, pode ser utilizada como um cômodo de forma confortável. No eixo vertical, definimos o desenho do raio de curvatura da catenária para atingir uma altura máxima de 91 centímetros, proporcionando um pé direito mais generoso apesar da altura mínima reduzida no ponto mais baixo do forro.
A cobertura também foi pensada para permitir uma maior sensação de continuidade entre os espaços interiores e exteriores da casa. Devido à rigidez estrutural da abóbada, pudemos projetar facilmente um balanço de 3,10 metros com uma laje de espessura de pouco mais de 12 centímetros. Isso nos permitiu não apenas criar um generoso espaço semi-aberto, mas também emoldurar as belas vistas em direção à baía de Tóquio criando uma sequência de espaços de diferentes qualidades.
Além disso, o agradável som das reuniões familiares reverbera através do espaço, preenchendo a casa com a atmosfera que tanto satisfaz os desejos do cliente. A luz natural vai sendo refletida, envolvendo o espaço com uma aura mágica desde o momento em que o sol nasce até quando ele se esconde atrás das montanhas. A madeira foi escolhida por suas características cálidas, que faz com que os espaços da casa sejam experimentados como em uma caverna. Sob o efeito das abóbadas, o espaço contínuo e integrado da casa pode ser mantido intimo e acolhedor, filtrando o barulho do movimentos e das conversas no outro extremo do mesmo ambiente. É como se o espaço fosse uma extensão do seu próprio corpo, como se o nosso corpo fizesse parte do espaço. Em meio aos desafios sociais dos dias de hoje, acreditamos que a arquitetura pode ser capaz de construir espaços de tolerância e inclusão, edifícios capazes de aproximar pessoas e proporcionar uma sensação de acolhimento e segurança. Um amplo espaço aberto, integrado e acolhedor e, ao mesmo tempo, íntimo e protegido.